Estrutura Curricular
Modalidade /
Nível de Ensino
|
Componente
Curricular
|
Tema
|
Educação Infantil
|
Linguagem oral e escrita
|
Falar e escutar
|
Educação Infantil
|
Movimento
|
Expressividade
|
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer algumas obras de Monteiro Lobato;Conhecer os personagens do Sitio do Picapau Amarelo a partir de suas características.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com
duração aproximada de 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Quem já ouviu falar do Sitio do Picapau Amarelo?- Quem mora no sitio do Picapau Amarelo?
- Quem é Emilia? Como ela é?
Sugestão: Indagar sobre outros personagens, tais como: Pedrinho, Visconde, Tia Nastácia, Vovó Benta, Narizinho, etc.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 – Conhecendo os personagens do Sítio do Picapau Amarelo através do filme “Reino das Águas Claras”.1º Momento: Assistir ao filme “Reino das Águas Claras”, dividindo em sessões de aproximadamente 15 minutos cada.
Ao final de cada sessão o (a) professor (a) deverá conversar com as crianças sobre o que viram no filme: O que vimos no filme? “Eu vi a Emilia”, “Narizinho”.
Sugestão: O (a) professor (a) deverá assistir ao filme antes de exibi-lo às crianças, assim poderá anotar as questões pertinentes aos personagens, bem como determinar os cortes em cada sessão.
FILME SOBRE O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO: Viagem ao Céu, As Caçadas de Pedrinho. Os filmes podem ser encontrados nos sites:
http://www.dvdpt.com./s/sitio-do-picapau-no-reino-das-aguas-claras
2º Momento: O (a) professor (a) deverá trazer para a roda imagens dos personagens do sítio realizando ações para que as crianças os identifiquem como também suas características.
As imagens podem ser encontradas no "Meu Diário" do Sitio do Picapau Amarelo - Editora Globo.
3º Momento: Pintar o desenho de algum dos personagens, que eles escolherem e identificar na escrita o nome desse personagem
4- Momento: Cd-Rom* Caçadas de Pedrinho
Prática: Participe de uma caçada ecológica á onça que esta aterrorizando o sítio. Ajude Pedrinho e Narizinho a reunir toda turma do sítio do Picapau amarelo para esta incrível aventura na mata dos taquaruçus.
Avaliação
Nessa aula é possível avaliar a concentração e o envolvimento, onde a criança exercita a percepção visual e auditiva, a coordenação motora e a memorização, Ecologia.
Relatório da Aula
A proposta foi bem aceita, os alunos
forma envolvidos, total animação pelas musicas do filme e no computador também,
obtive total concentração da turma.
Em todos os itens do plano de aula, na
hora de assistir o filme, que também foi no laboratório de informática como
Data Show. Em sala de aula na pintura do personagem Emilia, escrita do nome, no
laboratório na hora do CD-ROM com * Caçadas do Pedrinho.
A
organização que tivemos fez com que o trabalho transcorresse com resultados
favoráveis.
O grupo se preparou para este trabalho,
pois obtivemos interesse dos alunos e resultados dentro do plano de aula.
Os resultados foram satisfatórios, todos
os itens, utilizados no plano de aula, foram bem aceito e realizado com êxito,
e envolvimento.
O imaginário foi despertado, eles
perceberam alguns itens, sobre o verdadeiro e o conto de fada, habilidade,
conhecimento, intimidade com a maquina.
Durante o filme, eles ficaram
maravilhados, com os personagens, principalmente a boneca Emilia, a cuca, eles ficaram
com pouco de medo. Já no CD-ROM eles realmente se envolveram na caçada, em
ajudar o pessoal do sitio. A proposta era conhecer os personagens, se envolver
com eles e foi realizado com êxito.
As colaborações entre as duplas, foram
perfeitas cada um no seu ritimo de aprendizado e percepção. Houve momentos da
aula, que eram diretivos outros foram permitidos pelos alunos.
Essa atividade pode ser adaptada para
outros contextos, para outras series ou outras disciplinas tem outros filmes,
sobre o sitio, usando também o CD-ROM com matemática, ou na escrita de
palavras, varias outras atividades, como geografia.
Os
objetivos de aprendizagem: Conhecer os personagens do Sitio, explorar linguagem
oral e escrita, a concentração e o envolvimento, onde a criança exercita a
percepção visual e auditiva, a coordenação motora e a memorização, Ecologia.
Os recursos usados para esta aula foram: Vídeo
pesquisado na internet, Data show para assistirem o Filme, CD-ROM,
computadores, foi usado maquina fotográfica para registrar a aula. O professor
precisa conhecer bem o conteúdo, da aula fazendo com que os alunos compreendam,
e estimule a concentração, os alunos precisam realmente de algo que instigue o
imaginário. Sendo assim a aula atingira seus objetivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário